Horário de Funcionamento: Todos os dias, de Segunda à Domingo, das 7h às 20h.

Serviço de Urgência:  todos os dias de 7h às 20h.


Blog Layout

Ceratocone

Ceratocone é uma alteração estrutural no colágeno da córnea, algumas vezes transmitida hereditariamente, que leva ao seu enfraquecimento.


Este enfraquecimento faz com que as córneas fiquem mais finas e abauladas em determinadas áreas, mudando seu formato normalmente mais esférico para uma forma lembrando um cone, daí o seu nome.
Normalmente aparece entre os 10 e 20 anos de idade e sua progressão e estabilização variam de acordo com o paciente. Geralmente a condição é bilateral, podendo ser assimétrica. O ceratocone tende a ser mais comum em pacientes com conjuntivite alérgica crônica, que esfregam muito os olhos e em pacientes portadores de síndrome de Down


No início pode ser de difícil detecção, causando às vezes pequenos astigmatismos. Em casos progressivos, o astigmatismo e a miopia aumentam rapidamente e o paciente passa a não enxergar bem com óculos, necessitando de lentes de contato duras gás - permeáveis. Os pacientes também se queixam de ofuscamento e halos na visão, fotofobia e visão distorcida.

Confira os exames que o IOBH realiza para o diagnóstico e tratamento do Ceratocone:


  • Biomicroscopia

    É o exame do olho com o auxílio do biomicroscópio, também conhecido como lâmpada de fenda. É parte integrante do exame de rotina e permite a inspecção das estruturas do segmento anterior com excelente aumento e iluminação adequada. Com lentes especiais, é possível também o exame do fundo de olho.



    Biomicroscópio ou lâmpada de fenda:

    Aparelho que permite o exame detalhado de todas estruturas do

    segmento anterior do olho e, com lentes adicionais, também do fundo de olho

  • Ceratometria

    Faz a medição da curvatura da córnea. É essencial na adaptação de lentes de contato, na avaliação dos pacientes com ceratocone e no cálculo das lentes intra-oculares para pacientes candidatos à cirurgia de catarata.

  • Paquimetria Ultra-Sônica

    Consiste na medida da espessura corneana. Os instrumentos mais precisos utilizam o ultra-som. A avaliação da espessura corneana é essencial para os pacientes que são candidatos a cirurgia refrativa. Como a espessura da córnea influencia a medição da pressão intra-ocular, a paquimetria é fundamental para uma avaliação mais acurada da pressão através da tonometria de aplanação.

  • Angiografia Fluoresceínica

    É um exame que requer câmeras fotográficas especialmente desenhadas para fotografar o fundo de olho. Neste exame um corante (fluoresceína) é injetado na veia do braço do paciente. Logo após poucos segundos o corante atinge os vasos oculares e fotografias são feitas para o estudo da circulação da retina e coróide.

    O exame é muito seguro e dura apenas poucos minutos. Ocasionalmente alguns pacientes podem sentir náuseas, que passam rapidamente. É um exame muito importante para diversas doenças oculares, como retinopatia diabética, oclusões vasculares retinianas, degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

  • Refração

    É um procedimento para se determinar o erro refracional do olho (grau) como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Pode ser realizado sob cicloplegia (com uso de colírio que paralisa a acomodação) ou dinâmica (com o “foco automático” em funcionamento). O exame sob cicloplegia é fundamental para a refração em crianças, que têm um grande poder de acomodação (foco automático).

  • Teste de Lente de Contato

    Conjunto de exames que envolve o teste com lentes de prova para selecionar a lente de contato mais adequada para cada paciente.


    Testes preliminares e treinamento no manuseio são muito

    importantes para uma boa adaptação de lentes de contato

     

    Teste de lente de contato com fluoresceína

  • Topografia Computadorizada da Córnea

    Ampliar Fonte: a a a


    É um estudo topográfico da superfície anterior do olho e permite o estudo de distorções da córnea (como aquelas que existem no ceratocone e cicatrizes corneanas) e a análise da regularidade e posição do astigmatismo. É um exame fundamental para os candidatos a cirurgia refrativa e útil no planejamento das incisões na cirurgia de catarata, assim como na adaptação de lentes de contato.

Compartilhe esse conteúdo

Share by: