Horário de Funcionamento: Todos os dias, de Segunda à Domingo, das 7h às 20h.

Serviço de Urgência:  todos os dias de 7h às 20h.


Blog Layout

Conjuntivites Alérgicas

As conjuntivites alérgicas são mais comuns na infância e pré - adolescência, em pacientes já predispostos (história de alergia, asma, bronquite). As causas variam, podendo ser poeira, mofo, ácaros, pêlos de animais, poluição, etc.


Também apresentam intensidades variadas e, além do olho vermelho, apresentam prurido intenso, lacrimejamento e sensação de corpo estranho. A visão raramente é afetada e não são contagiosas.


O tratamento é feito com medicamentos anti - alérgicos e anti - histamínicos (tópicos e, às vezes, sistêmicos). Eventualmente nos casos mais graves pode ser necessária a utilização de colírios à base de corticóide. O tratamento com corticóide deve ser prescrito pelo médico monitorado pela possibilidade de efeitos colaterais sérios ( glaucoma e catarata ).
As medidas preventivas consistem em afastar os alergenos identificados ou potenciais, usando aspirador, evitando o aparecimento de mofo, mantendo animais fora de casa, etc.

Confira o exame que o IOBH realiza para o diagnóstico e tratamento das Conjuntivites Virais:


  • Biomicroscopia

    É o exame do olho com o auxílio do biomicroscópio, também conhecido como lâmpada de fenda. É parte integrante do exame de rotina e permite a inspecção das estruturas do segmento anterior com excelente aumento e iluminação adequada. Com lentes especiais, é possível também o exame do fundo de olho.



    Biomicroscópio ou lâmpada de fenda:

    Aparelho que permite o exame detalhado de todas estruturas do

    segmento anterior do olho e, com lentes adicionais, também do fundo de olho

Compartilhe esse conteúdo

Share by: