Horário de Funcionamento: Todos os dias, de Segunda à Domingo, das 7h às 20h.

Serviço de Urgência:  todos os dias de 7h às 20h.


Blog Layout

Presbiopia

Presbiopia (vista cansada) é a baixa visual para perto que ocorre com a idade.


Estima-se que ¼ da população seja portadora de presbiopia ou seja, no Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas têm comprometimento da visão para perto.


As queixas são dificuldade para leitura, trabalhos manuais e no uso do computador.

Causas


O olho normal é dotado de um sistema de foco automático ou seja, é capaz de formar imagens nítidas dos objetos em diferentes distâncias.


Isto se deve à modificação da forma do 
cristalino que, sob a ação de um músculo localizado no corpo ciliar, pode tornar-se mais convergente. Este processo se chama acomodação e tende a diminuir sua capacidade ao longo da vida. A presbiopia então não é uma doença mas uma condição fisiológica relacionada ao processo de envelhecimento. Ocorre com todas as pessoas, sem exceção e tende a manifestar-se por volta dos 40 anos. A presbiopia ocorre mais precocemente nos olhos hipermétropes pois já utilizam parte da acomodação para compensar o foco.


O que ocorre é uma alteração gradativa das proteínas do cristalino que se torna mais rígido, incapaz de alterar seu poder de focalização.

Confira os exames que o IOBH realiza para o diagnóstico e monitoramento da Presbiopia:


  • Ceratometria

    Faz a medição da curvatura da córnea. É essencial na adaptação de lentes de contato, na avaliação dos pacientes com ceratocone e no cálculo das lentes intra-oculares para pacientes candidatos à cirurgia de catarata.

  • Acuidade visual

  • Refração

    É um procedimento para se determinar o erro refracional do olho (grau) como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Pode ser realizado sob cicloplegia (com uso de colírio que paralisa a acomodação) ou dinâmica (com o “foco automático” em funcionamento). O exame sob cicloplegia é fundamental para a refração em crianças, que têm um grande poder de acomodação (foco automático).

  • Paquimetria Ultra-Sônica

    Consiste na medida da espessura corneana. Os instrumentos mais precisos utilizam o ultra-som. A avaliação da espessura corneana é essencial para os pacientes que são candidatos a cirurgia refrativa. Como a espessura da córnea influencia a medição da pressão intra-ocular, a paquimetria é fundamental para uma avaliação mais acurada da pressão através da tonometria de aplanação.

  • Teste de Lente de Contato

    Conjunto de exames que envolve o teste com lentes de prova para selecionar a lente de contato mais adequada para cada paciente.

  • Topografia Computadorizada da Córnea

    É um estudo topográfico da superfície anterior do olho e permite o estudo de distorções da córnea (como aquelas que existem no ceratocone e cicatrizes corneanas) e a análise da regularidade e posição do astigmatismo. É um exame fundamental para os candidatos a cirurgia refrativa e útil no planejamento das incisões na cirurgia de catarata, assim como na adaptação de lentes de contato.

Compartilhe esse conteúdo

Share by: