Horário de Funcionamento: Todos os dias, de Segunda à Domingo, das 7h às 20h.

Serviço de Urgência:  todos os dias de 7h às 20h.


Córnea e Cirurgia Refrativa

Córnea e

Cirurgia Refrativa

Córnea


A córnea é uma estrutura transparente, avascular e rica em terminações nervosas, responsável por 80% do poder refracional do olho. A córnea pode ser dividida em 6 camadas, sendo:


  • Epitélio;
  • Camada de Bowman;
  • Estroma, camada de Dua;
  • Membrana de Descemet;
  • Endotélio.

Cirurgia Refrativa


A cirurgia refrativa é o tratamento cirúrgico para correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo, com o objetivo de reduzir ou eliminar a necessidade de óculos e/ou lentes de contato. É um procedimento bastante seguro, realizado por meio do emprego do excimer laser.

As técnicas de cirurgia refrativa mais realizadas são: PRK e LASIK.


O PRK ou ceratectomia fotorrefrativa é considerado uma técnica de ablação de superfície. Nessa técnica, a camada superficial da córnea (epitélio) é removida, seguida da aplicação do excimer laser para correção da ametropia.

Já o LASIK (laser in situ keratomileusis) é uma técnica considerada lamelar, pois é feito um corte na córnea, para a confecção de um disco. Esse disco é levantado e é feita a aplicação do excimer laser para correção da ametropia, seguida do reposicionamento do disco.


Ambas as técnicas são seguras e eficientes e a indicação de cada uma delas vai depender da avaliação pré-operatória do paciente, escolhendo a mais adequada para cada pessoa. Para ser operado, o paciente deve ter, idealmente, mais de 18 anos de idade e sua miopia deve estar estabilizada há, pelo menos, 1 ano.

É necessário fazer uma avaliação com um médico oftalmologista especialista em Cirurgia Refrativa a fim de realizar um exame oftalmológico completo e, principalmente, o exame da córnea do paciente. Essa avaliação da córnea é realizada na consulta, pelo exame no consultório, e, também, por meio de exames complementares, como topografia computadorizada da córnea, paquimetria, tomografia de córnea, dentre outros.


A cirurgia é realizada no centro cirúrgico, com anestesia local (colírios) e o paciente tem alta no mesmo dia.

No pós-operatório, é necessário manter um acompanhamento adequado com o médico oftalmologista. São feitas recomendações acerca da higiene ocular, dos esforços físicos e visuais permitidos, da necessidade de proteção da radiação ultravioleta com óculos de sol adequados, dentre outros. Geralmente são prescritos colírios antibióticos, anti-inflamatórios e lubrificantes.


O Departamento de córnea do IOBH, dispõe de completa e sofisticada aparelhagem para o diagnóstico e tratamento das diversas doenças corneanas.



Voltar
Share by: