Horário de Funcionamento: Todos os dias, de Segunda à Domingo, das 7h às 20h.

Serviço de Urgência:  todos os dias de 7h às 20h.


Blog Layout

Crosslinking

A cirurgia de crosslinking da córnea é um procedimento considerado bastante seguro para evitar a progressão do ceratocone. 

Durante essa cirurgia, temos a aplicação de radiação ultravioleta sobre a córnea com vitamina B2. A


Por meio dessa técnica, obtém-se um fortalecimento do colágeno da córnea, impedindo a evolução do ceratocone.


É um procedimento indicado para os pacientes com ceratocone em progressão. Porém, nem todos os pacientes com ceratocone em progressão podem realizar o procedimento, sendo cada caso analisado e estudado pelo médico de maneira minuciosa. 


Pacientes em estágios iniciais são melhores candidatos em comparação àqueles em estágios mais avançados do ceratocone.

De acordo com os estudos científicos, o crosslinking de córnea é seguro em qualquer idade.


Estudos recentes comprovam uma estabilização e até mesmo uma regressão parcial do ceratocone e do astigmatismo em praticamente todos os pacientes submetidos ao crosslinking da córnea.


Durante a recuperação após a cirurgia de crosslinking há um embaçamento visual que dura de uma a duas semanas, período no qual a córnea ainda está se remodelando e cicatrizando.


A cirurgia é realizada no centro cirúrgico, com anestesia local (colírios) e o paciente tem alta no mesmo dia.

No pós-operatório, o paciente fica com uma lente de contato gelatinosa para proteger e ajudar na cicatrização da córnea por cerca de 5 a 7 dias, que é retirada pelo oftalmologista no consultório. É recomendável o uso de óculos escuros.


Nos dois primeiros dias há um desconforto, sendo tolerável com o uso de colírios e comprimidos prescritos pelo especialista logo após o procedimento.


Por volta de 30 dias após o procedimento, a visão já está praticamente igual à condição pré-operatória, podendo inclusive melhorar em cerca de 20 a 30% dos pacientes.

Compartilhe esse conteúdo

Share by: