Horário de Funcionamento: Todos os dias, de Segunda à Domingo, das 7h às 20h.

Serviço de Urgência:  todos os dias de 7h às 20h.


Blog Layout

Técnica Cirúrgica

Hoje, a moderna cirurgia da catarata utiliza micro-incisões (abertura) de cerca de apenas 3 milímetros. Devido à maneira como são realizadas, elas são auto-selantes, isto é, não necessitam de pontos. Como são realizadas na córnea,que não tem vasos sanguíneos, não há sangramento. Esta incisão pequena e sem pontos proporciona maior segurança durante o ato cirúrgico e no pós-operatório, recuperação mais rápida e menor astigmatismo.

Após a abertura do olho utiliza-se substâncias gelatinosas especiais (substâncias viscoelásticas) dentro do olho (
câmara anterior) para mantê-lo inflado e para proteger os tecidos delicados da córnea e da íris.

Em seguida o cirurgião faz uma abertura na cápsula (capsulorrexe) do cristalino com catarata. Esta cápsula tem a consistência de um celofane e envolve todo o cristalino. Através da abertura na cápsula, realiza-se, com canetas especiais, a dissolução de todo o conteúdo do cristalino, ao mesmo tempo que se aspira o material liquefeito. Todas estas manobras de abertura da cápsula, dissolução da catarata, aspiração e colocação da lente intra-ocular são realizadas na câmara anterior (espaço entre a córnea e pupila) que tem apenas 3 milímetros de profundidade!

Após a limpeza, é colocada uma 
lente intra-ocular, que é dobrada com pinça ou inserida com injetores especiais: assim uma lente de 6mm é implantada no olho através de uma incisão de 3mm. A lente intra-ocular é colocada dentro da cápsula do cristalino que é conservada e fica perfeitamente centrada pela elasticidade da suas alças.

Após tudo isso, retira-se a substância viscoelástica que é substituída por solução salina e a cirurgia está completa.

Compartilhe esse conteúdo

Share by: