Horário de Funcionamento: Todos os dias, de Segunda à Domingo, das 7h às 20h.

Serviço de Urgência:  todos os dias de 7h às 20h.


Blog Layout

Trabeculectomia

Geralmente a cirurgia está indicada se o tratamento clínico não se mostra eficaz no controle do glaucoma. Contudo a indicação de cirurgia pode ser antecipada em certas situações.


A decisão se baseará no tipo de glaucoma, intensidade do dano visual, saúde geral do paciente, baixa fidelidade ao tratamento, efeitos colaterais e dificuldades na aquisição dos medicamentos.
A finalidade da cirurgia é produzir um canal de drenagem alternativo para aliviar o aumento da pressão intra-ocular. A cirurgia é realizada em regime ambulatorial, sob anestesia local. O canal é confeccionado no limbo (união entre a córnea e esclera) e permite a saída o humor aquoso da câmara anterior para fora do olho. O líquido fica acumulado em uma bolsa protegida pela conjuntiva e dali é absorvido.


A trabeculectomia consiste na confecção de um canal alternativo de drenagem do humor aquoso.
Após a cirurgia, um curativo protege o olho e o paciente é liberado. No dia seguinte, o paciente retorna para avaliação pós-operatória e é instruído para usar colírios de antibióticos e anti-inflamatórios. Vários retornos são necessários para monitoramento de eventuais complicações. Com frequência há necessidade de liberação de pontos que protegem o canal, para aumentar a filtração (drenagem), o que é realizado com laser de argônio sem nenhum desconforto.


As complicações existem e a mais frequente é a falência (fechamento) da fístula (drenagem). Complicações mais sérias como infecção, hipotonia, vazamento externo de humor aquoso são felizmente raras.The body content of your post goes here. To edit this text, click on it and delete this default text and start typing your own or paste your own from a different source.

Compartilhe esse conteúdo

Share by: