QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2014
Página Inicial  
 
Página Inicial
Olá, seja bem vindo(a)!
Especialidades
Pinguécula
Ampliar Fonte A A A


Pinguécula é uma lesão amarelada e um pouco elevada que se forma no tecido superficial à esclera (região branca do globo ocular) próximo à córnea. Tipicamente é encontrada na área da abertua palpebral, justamente a área exposta aos raios solares. Mais freqüente em pessoas de meia idade ou idosos que se expuseram ao sol grande parte da vida, mas pode ser encontrada também em pessoas mais jovens ou mesmo crianças.

Geralmente causa poucos sintomas. Quando a pinguécula se torna elevada pode causar sensação de corpo estranho. Em alguns casos a pinguécula torna-se inflamada, uma condição chamada de pingueculite. Irritação e vermelhidão ocular ocorrem após exposição ao sol, natação, vento, poeira ou condições de ressecamento. 

O tratamento da pinguécula depende da severidade dos sintomas. Todos os pacientes com pinguécula se beneficiam do uso de proteção solar (óculos solares). Colírios lubrificantes podem ser prescritos para alívio de sintomas leves e colírios antiinflamatórios para os casos de pingueculites mais importantes. 

A remoção cirúrgica da pinguécula pode ser considerada em casos mais severos, quando há interferência com a visão, o ato de piscar ou no uso de lentes de contato. 

Algumas vezes, a pinguécula pode ser uma precursora do pterígio.


Pinguécula

 
Home | O Instituto | Corpo Clínico | Artigos e Entrevistas | IOBH News | Localização | Contato
 
Rua Padre Rolim, 541 - Santa Efigênia - Belo Horizonte - MG - CEP: 30130-090 - © 2014 Todos os Direitos Reservados