Horário de Funcionamento: Todos os dias, de Segunda à Domingo, das 7h às 20h.

Serviço de Urgência:  todos os dias de 7h às 20h.


Blog Layout

Conjuntivite Viral

As conjuntivites infecciosas virais são de longe as mais comuns no nosso meio, sendo responsáveis pelos surtos de conjuntivite aguda que ocorrem em diferentes épocas do ano e acometem vários membros da mesma família, por serem altamente contagiosas. Os agentes mais freqüentes são os adenovirus.


São quadros de intensidade variável, geralmente bilaterais, mas sempre mais intensa no primeiro olho acometido. Em geral, além da vermelhidão, as pálpebras apresentam - se inchadas, os olhos ardem, lacrimejam e apresentam secreção seromucosa moderada, principalmente pela manhã. A duração varia entre 7 e 30 dias. Em alguns casos a córnea pode ser acometida na forma de precipitados subepiteliais. Esses infiltrados podem comprometer a visão e perdurar por vários meses.


O tratamento em geral é de suporte, para diminuir os sintomas, já que não são usados antivirais específicos.
Nos casos de infiltrados corneanos pode ser necessária a instilação de colírios à base de corticóide – o que deve ser feito com cautela pelos efeitos colaterais potenciais.

Confira o exame que o IOBH realiza para o diagnóstico e tratamento das Conjuntivites Virais:


  • Biomicroscopia

    É o exame do olho com o auxílio do biomicroscópio, também conhecido como lâmpada de fenda. É parte integrante do exame de rotina e permite a inspecção das estruturas do segmento anterior com excelente aumento e iluminação adequada. Com lentes especiais, é possível também o exame do fundo de olho.


    Biomicroscópio ou lâmpada de fenda:

    Aparelho que permite o exame detalhado de todas estruturas do

    segmento anterior do olho e, com lentes adicionais, também do fundo de olho

Compartilhe esse conteúdo

Share by: