Horário de Funcionamento: Todos os dias, de Segunda à Domingo, das 7h às 20h.

Serviço de Urgência:  todos os dias de 7h às 20h.


Procedimentos

PROCEDIMENTOS

Instituto de Olhos de Belo Horizonte

Postagens recentes

Por EB PERFORMANCE SINERGIA 03 mar., 2021
Geralmente a cirurgia está indicada se o tratamento clínico não se mostra eficaz no controle do glaucoma. Contudo a indicação de cirurgia pode ser antecipada em certas situações. A decisão se baseará no tipo de glaucoma, intensidade do dano visual, saúde geral do paciente, baixa fidelidade ao tratamento, efeitos colaterais e dificuldades na aquisição dos medicamentos. A finalidade da cirurgia é produzir um canal de drenagem alternativo para aliviar o aumento da pressão intra-ocular. A cirurgia é realizada em regime ambulatorial, sob anestesia local. O canal é confeccionado no limbo (união entre a córnea e esclera) e permite a saída o humor aquoso da câmara anterior para fora do olho. O líquido fica acumulado em uma bolsa protegida pela conjuntiva e dali é absorvido. A trabeculectomia consiste na confecção de um canal alternativo de drenagem do humor aquoso. Após a cirurgia, um curativo protege o olho e o paciente é liberado. No dia seguinte, o paciente retorna para avaliação pós-operatória e é instruído para usar colírios de antibióticos e anti-inflamatórios. Vários retornos são necessários para monitoramento de eventuais complicações. Com frequência há necessidade de liberação de pontos que protegem o canal, para aumentar a filtração (drenagem), o que é realizado com laser de argônio sem nenhum desconforto. As complicações existem e a mais frequente é a falência (fechamento) da fístula (drenagem). Complicações mais sérias como infecção, hipotonia, vazamento externo de humor aquoso são felizmente raras.The body content of your post goes here. To edit this text, click on it and delete this default text and start typing your own or paste your own from a different source.
Por EB PERFORMANCE SINERGIA 02 mar., 2021
Como a cirurgia de catarata é a remoção de uma lente (cristalino), para a recuperação da visão torna-se necessária a reposição de outra lente para a recomposição do foco. Isto pode ser feito com óculos, lentes de contato ou lentes intra-oculares. De longe a melhor opção é a colocação de lente intra-ocular. Existe hoje uma grande variedade de lentes intra-oculares e o seu médico poderá ajudá-lo(a) a escolher o melhor tipo para você. A lente intra-ocular é colocada durante a cirurgia. Geralmente o cálculo do grau (dioptria) é programado para oferecer melhor visão para longe e óculos serão necessários para a visão de perto. Isto ocorre porque as lentes intra-oculares mais comumente usadas são monofocais. Existem também, mais recentemente, as lentes intra-oculares multifocais. São lentes que proporcionam visão para longe e para perto. Com estas lentes, seu cérebro necessita aprender a selecionar as imagens e algum tempo é necessário para adaptação. Nem todos pacientes são candidatos a lentes multifocais e estão indicadas para aqueles que querem independência de óculos para longe e para perto, e que não sejam portadores de alto astigmatismo. Tendem, de uma maneira geral, a ter mais reflexos de luz à noite... As lentes multifocais disponíveis no mercado brasileiro e aprovadas nos Estados Unidos (FDA) são: Rezoom, Acrysof Restor e Tecnis Multifocal.
Por EB PERFORMANCE SINERGIA 02 mar., 2021
É um procedimento que consiste na cauterização transescleral do corpo ciliar, que é a estrutura responsável pela produção do humor aquoso. Com isso há uma diminuição da produção de líquido para o interior do olho, com consequente redução da pressão intra-ocular. A cauterização pode ser feita com laser de diodo (ciclofotocoagulação) ou com aplicação de gelo (ciclocrioterapia). É realizada em regime ambulatorial, com anestesia local. Está indicada somente quando outros procedimentos cirúrgicos falharam. Muitos pacientes necessitarão mais de um tratamento. A complicação mais importante é a hipotonia, que parece ser menor com a ciclofotocoagulação com laser de diodo.
Por EB PERFORMANCE SINERGIA 02 mar., 2021
A lasertrabeculoplastia é um procedimento eficaz para certos tipos de glaucoma (glaucoma primário de ângulo aberto, glaucoma pigmentar, glaucoma exfoliativo). Está indicada quando o tratamento clínico não está sendo eficaz no controle do glaucoma. Consiste na aplicação do laser de argônio na malha trabecular (porção do sistema de drenagem) para promover um aumento da saída do humor aquoso, com consequente redução da pressão intra-ocular) É realizada com anestesia tópica, em regime ambulatorial, com o auxílio de uma lente especial que se apoia sobre a córnea. É um procedimento rápido, indolor. Após o tratamento é prescrito colírio anti-inflamatório e é solicitado ao paciente que mantenha seus colírios hipotensores. Eventualmente o tratamento clínico será reduzido, dependendo do resultado, mas muito frequentemente é mantido. A complicação mais importante são picos de hipertensão logo após as aplicações, geralmente auto-limitados e de fácil controle.
Por EB PERFORMANCE SINERGIA 02 mar., 2021
A iridectomia a laser é uma perfuração na periferia da íris que tem como objetivo permitir a passagem direta do humor aquoso da câmara posterior para a câmara anterior. Está indicada em glaucomas de ângulo fechado, nos quais o humor aquoso fica retido na câmara posterior favorecendo o bloqueio do sistema de drenagem pela íris. É realizada com anestesia tópica, com auxílio de uma lente especial que se apoia sobre a córnea. É um procedimento rápido, indolor, executado com laser de YAG ou de argônio. Um colírio anti-inflamatório é prescrito para ser usado por alguns dias. As complicações são geralmente mínimas e auto-limitadas.
Por EB PERFORMANCE SINERGIA 02 mar., 2021
Dispositivos de drenagem são implantes artificiais de acrílico ou silicone dotados de um tubo de silástico (plástico). O placa (corpo do implante) é fixado externamente na esclera e o tubo é inserido na câmara anterior para promover a drenagem do humor aquoso represado. Alguns são providos de válvulas para evitar a hipotonia (drenagem excessiva). Estes dispositivos estão indicados em situações especiais, como glaucomas com alto índice de insucesso com as cirurgias filtrantes tradicionais (glaucomas refratários): glaucoma neovascular, glaucomas inflamatórios, olhos com extensas cicatrizes conjuntivais.  A cirurgia é realizada em regime ambulatorial, com anestesia local e o paciente monitorado pelo anestesista. As complicações incluem hipotonia, hipertensão pós-operatória, sangramentos, infecção e rejeição do implante.
Por EB PERFORMANCE SINERGIA 02 mar., 2021
A indicação cirúrgica são as mesmas da trabeculectomia. A técnica cirúrgica também se assemelha à da trabeculectomia. A diferença principal reside no fato de que o olho não é aberto completamente: uma fina membrana é preservada protegendo a abertura da câmara anterior. É uma técnica mais sofistica e as vantagens parecem ser a ocorrência menor de complicações.
Por EB PERFORMANCE SINERGIA 02 mar., 2021
Dispositivos de drenagem são implantes artificiais de acrílico ou silicone dotados de um tubo de silástico (plástico). O placa (corpo do implante) é fixado externamente na esclera e o tubo é inserido na câmara anterior para promover a drenagem do humor aquoso represado. Alguns são providos de válvulas para evitar a hipotonia (drenagem excessiva). E  stes dispositivos estão indicados em situações especiais, como glaucomas com alto índice de insucesso com as cirurgias filtrantes tradicionais (glaucomas refratários): glaucoma neovascular, glaucomas inflamatórios, olhos com extensas cicatrizes conjuntivais. A cirurgia é realizada em regime ambulatorial, com anestesia local e o paciente monitorado pelo anestesista. As complicações incluem hipotonia, hipertensão pós-operatória, sangramentos, infecção e rejeição do implante.
Por EB PERFORMANCE SINERGIA 02 mar., 2021
Embora a cirurgia de catarata seja uma das cirurgias com maior índice de sucesso em toda medicina, complicações com grave comprometimento da visão podem ocorrer. São muito raras e podem ser resultado de hemorragia ou infecção intra-oculares ou descolamento de retina. A maioria das complicações são limitadas e respondem bem ao tratamento, como edema de córnea, de retina e elevação da pressão intra-ocular.  Ponderações Embora a cirurgia de catarata seja uma das cirurgias com maior índice de sucesso em toda medicina, complicações com grave comprometimento da visão podem ocorrer. São muito raras e podem ser resultado de hemorragia ou infecção intra-oculares ou descolamento de retina. A maioria das complicações são limitadas e respondem bem ao tratamento, como edema de córnea, de retina e elevação da pressão intra-ocular.
Show More

iobh SEMPRE OLHANDO POR VOCÊ!

Share by: